CCOPAB recebe visita de alunos de Relações Internacionais da UFF

No dia 6 de junho de 2024, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) teve o prazer de receber uma comitiva composta por professores e alunos do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Palestra de Introdução ao CCOPAB

A visita começou com uma palestra que destacou as amplas capacidades do CCOPAB na preparação de militares, policiais e civis para missões de paz e desminagem humanitária. A palestra sublinhou as capacitações desenvolvidas pelo Centro, especialmente aquelas que envolvem a participação de alunos civis. O objetivo é preparar esses profissionais para desempenharem funções diversas no exterior, junto a organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU), ou em missões nacionais, como na Operação ACOLHIDA, focada na Coordenação Civil-Militar.

Tour pelas Instalações do CCOPAB

Após a palestra, a comitiva visitou as instalações do CCOPAB, onde conheceram a história do patrono do Centro, Sergio Vieira de Mello, e sua notável carreira na ONU. Além disso, os visitantes aprenderam sobre o histórico do Brasil nas Operações de Paz, que levou à criação do CCOPAB.

Exibição de Materiais e Equipamentos

A visita incluiu uma apresentação dos principais materiais utilizados nas instruções do Centro, com destaque para os equipamentos de Desminagem Humanitária e Saúde Operacional. Os alunos e professores tiveram a oportunidade de ver de perto os recursos que são fundamentais para as operações conduzidas pelo CCOPAB.

A VIOLÊNCIA CONTRA EDUCADORES

Sobre marcelo barros

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

ESG E UEMA ASSINAM ACORDO PARA FORTALECER COOPERAÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA

A Escola Superior de Guerra (ESG) firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *