VISITA DE DISCENTES DO COLÉGIO DE DEFESA NACIONAL DA ÍNDIA À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

A Escola Superior de Guerra (ESG) recebeu, no dia 28 de maio de 2024, a visita de discentes do Colégio de Defesa Nacional (NDC) da Índia. A comitiva foi recepcionada pelo subcomandante da ESG, Brigadeiro do Ar Ivan Lucas Karpischin, e era composta por oficiais-generais das Forças Armadas indianas, das Marinhas de Bangladesh e da Inglaterra, dos Exércitos de Uganda, Egito e Quênia, além de civis dos serviços de administração e armamento indiano.

Programação da Visita

Durante a visita, o adjunto de Relações Institucionais da ESG, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Albuquerque, apresentou uma palestra detalhada sobre o Instituto de Altos Estudos e sua missão. O grupo também participou de um passeio pela histórica Fortaleza de São João, localizada na Urca, que abriga a sede da ESG.

Importância da Cooperação Brasil-Índia

O Brasil foi escolhido como um dos destinos da viagem de estudos do NDC devido aos laços de amizade e cooperação existentes entre os dois países. A escolha ressalta a importância das relações bilaterais no campo da defesa e da segurança, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre as nações.

Continuação da Viagem de Estudos

Após a visita ao Brasil, a comitiva do NDC seguirá para Nova York, nos Estados Unidos, dando continuidade ao seu programa de estudos internacional.

Com informações da ESG.

Sobre marcelo barros

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

Uso de Inteligência Artificial para atividades cibernéticas: uma catástrofe que pode dar certo

Autor: Capitão Felipe Guedes Macedo O uso de Inteligência Artificial tem se popularizado cada vez …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *